Samba e Capoeira são celebrados em evento gratuito nos dias 18, 19 e 20 de julho, no Barreiro
O projeto de intercâmbio cultural “Chula e a Capoeira – Barreiro” chega à sua 2ª edição em julho de 2025, nos dias 18, 19 e 20, no espaço Quinta Arte (Frente Campo do Comercial Esporte Clube - Av. Sinfrônio Brochado, 1053 Barreiro/Belo Horizonte. O evento promove vivências e trocas culturais com foco na Capoeira Angola e no Samba Chula. O evento conta com as presenças de mestres convidados da Bahia e de Minas Gerais para conduzir atividades práticas. A capoeira é uma das mais importantes manifestações da diáspora negra, um misto de dança, auto-defesa e reverência à ancestralidade. O Samba chula, por sua vez, é um samba de roda, no qual as cantigas homenageiam à mulher e a beleza feminina.
Durante os três dias do evento o Barreiro se torna território de encontro entre Minas e Bahia, fortalecendo o patrimônio imaterial que esses saberes representam. A programação conta com intérpretes de libras para todas as atividades. A entrada é gratuita.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte
Encontros e celebrações da cultura negra
Além dos mestres da capoeira, o evento conta com apresentações musicais de artistas como o Grupo Poder do Samba, de São Francisco do Conde (BA), que há mais de 30 anos preservam e difundem o samba chula na Bahia, além da participação da Mestra Zélia do Prato, uma das maiores referências do samba chula no Recôncavo Baiano. Na capoeira Angola, as atividades serão conduzidas por Mestre Black (BH) e Contra Mestre Paulo (Santa Luzia), com experiências que conectam a história da capoeira à cultura e à identidade afro-brasileira.Além desses convidados, o evento fortalece a cena local, com os grupos Samba de Kilombo e Herança Ancestral, dois importantes representantes da cultura popular em BH, ampliando o intercâmbio e a diversidade da programação.
“A ideia é oferecer ao público de todas as idades vivências que unam música, dança, canto, ritmo e oralidade, com aulas de capoeira, oficinas de percussão, vivência com instrumentos tradicionais como o prato, canto de sambadeiras, rodas de conversa e, claro, apresentações artísticas”, explica Marcos Burako, um dos idealizadores do projeto.
CONVIDADOS:
Mestres do Grupo Poder do Samba - BA
Mestra Zélia do Prato - BA
Mestre Black - BH
Contra Mestre Paulo Maurício - BH
Samba de Kilombo - BH
Herança Ancestral - BH
Programação
ABERTURA - SEXTA0FEIRA
18h as 19h30
Abertura - Roda de capoeira
Roda de abertura
20h às 22h
Samba Chula
VIVÊNCIAS - SÁBADO
08h às 11h
Aula de capoeira
Carga horária: 3 horas
Número e perfil de alunes: 25 vagas para adolescentes e adultos
14h às 16h
Roda de conversa saberes do Samba Chula
16h30 ás 18:30h
Vivência prática de percussão
19h às 21h
Instrumentos de corda, prato e Sambadeiras
21h
Festa Samba Chula
VIVÊNCIAS – DOMINGO
8h às 11h
Musicalidade da capoeira
14 às 16h
Vivência de Canto Samba Chula
16h30 às 18h
Encerramento com roda de Capoeira e Samba Chula.
SERVIÇO
O QUÊ: “Chula e a Capoeira – Barreiro
QUANDO: dias 18, 19 e 20 de julho
ONDE: Quinta Arte - Av. Sinfrônio Brochado, 3 1053 - Barreiro
Contatos para entrevistas: Marcos Burako – 31 98266 - 9243
Informações: Mexerica Cultural 31992976339
Assessoria – Aclive Comunicação e Projetos